Qual o impacto ambiental dos aterros?

contaminação dos aterros em portugal


O quão descartável se têm tornado as nossas vidas? E qual o verdadeiro impacto disso?

A poluição do solo é um processo, em grande parte invisível, uma vez que pode ocorrer ao longo de vários anos, sem demonstrar consequências imediatas, podendo repercutir até mesmo em zonas mais afastadas do foco de contaminação, devido à migração de poluentes. Só a Europa possui cerca de 2,8 milhões de locais com solo contaminado, sendo 1593, localizados em Portugal. 

O grande impacto dos aterros sanitários para as alterações climáticas, deve-se à emissão de gás metano que contribui para o efeito estufa, obtido através da produção de chorume e biogás, como consequência da decomposição da matéria orgânica existente na restante massa de resíduos descartados. Enquanto o chorume produzido na compostagem doméstica é consequência de uma decomposição de matéria orgânica pura e por isso mesmo sem toxicidade, no caso dos aterros, a decomposição dá-se em conjunto com outros materiais, provocando assim a emissão de um chorume contaminado. 

Para além do impacto do chorume na contaminação de lençóis freáticos e aquíferos subterrâneos, os metais pesados presentes, provocam, também, grandes prejuízos à saúde de plantas, animais e seres humanos. Outra consequência intrinsecamente relacionada aos aterros é a perda de vegetação, o afastamento de animais silvestres e o aparecimento de animais transmissores de doenças.  


Focos de contaminação em Portugal

Em Portugal, os principais focos de contaminação que se podem destacar são: o passivo industrial existente na cintura de Lisboa Norte, devido à EXPO98; a zona industrial do Seixal; as minas abandonadas; os depósitos de antigas atividades industriais; contaminação de solos e águas na Base das Lajes e a envolvente na Ilha Terceira nos Açores; contaminações em desenvolvimentos urbanos (com histórico industrial), como por exemplo, Alcântara, Parque das Nações, Marvila, na cidade de Lisboa.


Fora da vista, fora da mente. Como podemos evoluir?

Precisamos evoluir a forma como tratamos o lixo, sendo a recolha do lixo orgânico, separadamente dos restantes dejetos, um passo crucial e que algumas cidades como Milão (Itália) e Califórnia (EUA), ou mesmo países como a Alemanha, já avançaram nesse sentido. Para além disso, torna-se necessário um consumo mais equilibrado e marcas que apostem mais na redução do desperdício, em políticas de circularidade e na adaptação dos seus produtos de forma a terem maior pegada ecológica. Por que o lixo que produzimos pode ficar fora do nosso campo de visão, mas as consequências a médio prazo serão certamente impactantes e visíveis.


Fonte: https://www.icjp.pt/sites/default/files/publicacoes/files/ebook_soloscontaminadosriscos_invisiveis_icjp_jun2020_0.pdf

Comentários

  1. The first retail sportsbooks duly opened in December 2021, with excessive hopes that legal online sports activities betting might be established by Fall 2022 and in time for the new new} NFL season. The TwinSpires 점보카지노 sportsbook will supply Maryland bettors a fantastic introduction to online sports activities betting. Their rewards and bonuses are typically very achievable and have low thresholds, whereas a lot of|there are many} parlay promotions available for more superior players.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário